O governo disse que a novidade é a implementação de um sistema que integra informações, eliminando a necessidade de solicitar dados complementares a órgãos. Sala de inteligência da Defesa Civil foi inaugurada nesta quinta-feira (21)
Reprodução/TV Globo
O governo de Minas Gerais inaugurou, nesta quinta-feira (21), o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte.
De acordo com o estado, a iniciativa é inédita para gerir riscos e desastres no estado porque a nova sala de inteligência da Defesa Civil é um espaço equipado com monitores para análise e acompanhamento de informações relevantes para desastres e gestão de riscos, como chuvas, queimadas e desabamentos.
Ainda segundo o Executivo, a novidade é a implementação de um sistema que integra informações, eliminando a necessidade de solicitar dados complementares a órgãos. Atualmente, é preciso solicitar informações adicionais a outros departamentos, como dados de saúde ou infraestrutura.
Carro fica de 'cabeça para baixo' após temporal no bairro Maria Goretti, em BH, no início deste mês
Redes sociais
Com o novo sistema, elas estarão disponíveis automaticamente. Por exemplo, se uma região que sofreu com queimadas apresenta problemas de qualidade do ar ou, se uma área que enfrentou seca e agora tem problemas na qualidade da água, as informações estarão integradas.
"E o que nós queremos é que o estado de Minas, os municípios mineiros fiquem cada vez mais preparados, mais resilientes para atender esses eventos que podem surgir a qualquer momento em qualquer região do estado e temos aqui é um uso intenso de tecnologia são vários bancos de dados. E trabalharão unificados e o que nós mais queremos é prevenir o pior, é alertar a população que uma chuva torrencial está a caminho de ir para um lugar seguro o, que com toda certeza, vai salvar vidas que é o grande objetivo", explicou o governador Romeu Zema (Novo).
Ribeirão Arrudas transborda com volume alto de chuva em BH
Reprodução/TV Globo
O objetivo é permitir diagnósticos mais precisos e uma gestão de riscos mais eficiente e prevenir desastres, utilizando dados históricos e atuais para tomar medidas proativas.
Além da Defesa Civil, a população e a imprensa poderão ter acesso ao sistema.
Temporal em BH
Lagoa do Nado ficou vazia após rompimento
Reprodução/TV Globo
No último dia 13, um temporal atingiu Belo Horizonte alagou ruas, avenidas e imóveis. A barragem de água do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, na Região da Pampulha, rompeu-se durante a chuva.
A estrutura fazia a contenção de um reservatório artificial e, após o rompimento, ficou vazia.
Com o colapso da barragem, a água atingiu a Avenida Dom Pedro I, paralela ao parque, que chegou a ser interditada.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas